domingo, 4 de outubro de 2009

JUVENCIO O JUSTICEIRO DO SERTÃO

Para os que tem mais de 50, certamente já ouviram alguma vez um episódio da famosa Radionovela que foi escrita pelo Reynaldo Santos, competente jornalista da epoca, e o personagem vivido pelo Vicente Lia.
A Radionovela era tambem levada ao palco, através dos Circos, que naquela época era a grande atração popular.
Sempre ao lado do Menino Juquinha, Juvencio vagava pelo Sertão, em seu exuberante cavalo Corisco, combatendo o mal , e corrigindo injustiças.
Nas suas andaças não faltavam palhoças queimadas, donzelas apaixonadas, moda de viola cabocla e muito.... mas muito tiros .
Mas, depois de cada aventura, Juvencio ainda tem tempo de se lembrar da sua amada com a canção :
- Adeus morena,
- Eu ja vou indo pro sertão,
- Se não voltar,
- Deixo contigo o coração .

- Sou Justiceiro,
- Não tenho medo de ninguém,
- Enfrento tudo sózinho,
- Só tenho medo do meu bem ......

E o capitulo terminava, com o locutor anunciando mais emoção para o próximo, sempre sob o patrocinio do Tonico Nervet.
Hoje quase trinta anos depois da ultima apresentação da novela, ainda existem muitos fãs espalhados pelo Brasil, ja que a emissora alcançava varias cidades do Brasil

34 comentários:

  1. Fizeram parte do ultimo elenco da Novela
    Juvencio - Vicente Lia
    Juquinha - Zezinho Arantes
    Roberto Dantas
    Geraldo Jacote
    Rosa Maria
    Jose Antunes
    Valdelirio Barbosa
    Edna Ribeiro
    Jose Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TRILHA SONORA DA RADIONOVELA JUVENCIO O JUSTICEIRO DO SERTAO ESTA NO YOUTUBE acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=GNsu1CF64Mo

      Excluir
    2. Na verdade Valdelirio Barbosa é meu avô, e seu nome certo é Valdelirio Batista

      Excluir
  2. Bons tempos .. apesar do aparelho de rádio que tínhamos estar com defeito no volume (bem baixo), colava o ouvido no autofalante e não perdia um capítulo sequer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouvia os capítulos no caminho para o ginásio, cujas aulas começavam às 19h. Utilizava um rádio portátil japonês da marca Crown.

      Excluir
  3. Eu era fã incondicional, ouvia todos os dias, religiosamente.

    ResponderExcluir
  4. Quem fez parte tambem do elenco da Radionovela foi * Milton Ribeiro * que ficou famoso por viver no cinema o personagem no filme - Lampião O Rei do Cangaço.
    Na Novela do Juvencio Milton Ribeiro interpretou tambem varios cangaceiros do Nordeste.

    ResponderExcluir
  5. meu deus , que felicidade , lembrei-me dessa novela , na hora que liguei meu computador, coloquei o nome de juvêncio o heroi do certão , qual não foi minha surpresa!!! apareceu um monte de links, que relatavam historias da novela , e alguns depoimentos, eu tambem fui e sou fã dessa novela até hoje , muitas saudades daquela época, hoje tenho 61 anos , e me lembro muito bem, pena que não passaram essa novela na televisão, mas como a esperança é a ultima que morre fico no aguardo

    ResponderExcluir
  6. tinha contato quase que diário com o vicente, quase virei juquinha a convite dele, me arrependo até hoje, assistia muito no circo, ganhava os ingressos

    ResponderExcluir
  7. Se voces se lembram do Juvencio, provavelmente se lembram das novelas da Rádio São Paulo, alguem se lembra de uma música que começava assim:
    "Se os teus olhos falassem, diriam assim...."
    Fernando

    ResponderExcluir
  8. Estou vendo que a maioria dos fãs não era do sexo feminino. Eu também curtia esta radionovela enquanto trabalhava desde menino às 18:45, ou seja, 15 minutos antes da Hora do Brasil.
    É interessante saber que naquela época, mais ou menos há 50 anos, todos nós estávamos de alguma forma sintonizados.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  9. Eu curtia muito essa radionovela... Juvencio contra o monstro da lagoa enluarada... muito bom e melhor ainda se tivesse o áudio em mp3 para baixar

    ResponderExcluir
  10. Nossa! que legal esse blogger , Gente, que tiver o conhecimento de algum link que tenha o MP3 para baixar essa novela, ficarei grátis... Tomara que exista alguma pessoa que possua esse material e que possa nos fornecer. Abraços amigos leitores!

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre imaginei um meu herói Juvêncio, um cara fortão, vestido todo de preto, com dois revolveres cor de prata na cintura, uma capa tbem preta e um cavalo muito branco de crinas longas e era o maior saltador do sertão... ficava eu no quarto escuro trancado, ñ deixava ninguém entrar, até que acabasse a aventura... e o menino Juquinha, ñ sei por quê, eu imaginava o menino da porteira... bons tempos!

    ResponderExcluir
  12. EU PROCURO A MUSICA, TEMA DA NOVELA, SE ALGUEM TIVER O LINK PARA DOWNLOAD AGRADEÇO.(pode ser vídeo) arnaldoflx@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite
      voce conseguiu o tema da novela se sim pode me passar

      Excluir
    2. boa noite
      voce conseguiu o tema da novela se sim pode me passar

      Excluir
  13. olá! gostei desta recordação. procurei no you tube mas não achei nenhuma gravação do Juvencio. Em criança admirava suas aventuras que ouvia no rádio. Se puder me enviar um link onde consiga ouvia alguma gravação do prefixo ou do anúncio....Juvennnncio o Justiceiro do Sertão!!!
    agradeço e aguardo
    Gerson G. Machado

    ResponderExcluir
  14. Eu era criança e assistia junto com meu pai, minha mãe e meus irmãos, era muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Eu era criança e assistia junto com meu pai, minha mãe e meus irmãos, era muito bom!

    ResponderExcluir
  16. O interessante dessa vida não é o que vc lê o que vc ouve ou que vc assiste, mas sim o que vc viu leu e assistiu e teve a elasticidade mental pra poder guardar na memória e no coração como grande recordação . Aí sim vc vai pensar com carinho que a vida vale a pena. Juvêncio o justiceiro do sertão jamais vai sair da minha memória.

    ResponderExcluir
  17. Eu também gostaria de obter o link, o que me fará recordar bons tempos da minha adolescência.

    ResponderExcluir
  18. Um momento cabra...ai era só suspense para o dia seguinte .radio piratininga.

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Que saudades; hoje estou com 66 anos mais nao esqueci da musica e letra do Juvencio , comento até hoje com pessoas mais jovens sobre a radionovela

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha dez anos na epoca em que ouvia a novela; como Juvencio contra o Lubisomen do Pantano negro, Juvencio contra o Diabo da gruta e pir ai vai kkkk era muito bom, lembro- me que meu pai mandava ei buscar lenha no mato , para minha mãe cosinhar e bem na hora da novela , e eu ficava muito bravo , mais nao podia fazer nada , senao apanhav.Que tempinho bom!

    ResponderExcluir
  21. Um momento,cabra....é..a noite já vai arta..é nóis precisamo sarvá o Juquinha...

    ResponderExcluir
  22. Conversando com minha mãe ela conta muito dessa radionovela, que bom seria se passa se na TV, ela sente muita saudade dessa época

    ResponderExcluir
  23. José Carlos de Oliveira (Tangerynus), relatei essa história do Juvencio o Justiceiro do Sertão, e muitas pessoas comentaram. Bons tempos dos anos de 1950/1960.

    ResponderExcluir
  24. Ninguém tem o áudio de um capítulo da novela?

    ResponderExcluir