quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Manoel da Nobrega e "A Cadeira de Barbeiro"



Manoel da Nobrega, o criador da "Praça da Alegria" que ainda hoje é conduzida pelo seu filho Carlos Alberto com o nome de "A Praça é nossa", teve em seu inicio de carreira os microfones da Radio Piratininga participando de programas como a Torre de Babel.


Seu genio artistico levou-o a criar quadros e programas inesquecíveis na Radio Piratininga como

"Cadeira de Barbeiro", na hora do almoço e Domingo sem bola.

A estrutura do programa Cadeira de Barbeiro, era Baseada no diálogo entre um barbeiro e seu cliente, cujo assunto principal retratava uma situação político-social da época.

Participava também sempre um Engraxate que interrompia de vez em quando uma conversa e perguntava: 'Vai graxa, Doutor? "


Seu mais famoso trabalho foi a criação do humorístico "A Praça da Alegria", que comandou durante 14 anos, a partir de 1956.

Descobridor de talentos, Nóbrega levou à fama dezenas de artistas como: Ronald Golias (no papel -Pacífico, mais tarde, o Bronco), Chocolate, Canarinho, Moacir Franco (o mendigo), Maria Tereza (uma fofoqueira), Consuelo Leandro (a mulher do Oscar), Costinha, Walter D'Ávila, José Vasconcelos, Murilo Amorim Correa e Zilda Cardoso (Catifunda)



2 comentários:

  1. Ola, sou estudante de Jornalismo e estou fazendo um trabalho sobre o humor no radio e gostaria de ter acesso à arquivos de audio de algum/ns programa/s de radio de manoel de Nobrega, o senhor saberia me informar onde eu poderia encontrar esse acervo?
    Obrigaada! meu email: luanna.cristina@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. o filho Alberto da Nobrega que hoje esta no SBT . ele lhe antendera com muito gosto

    ResponderExcluir